Pragas | Baratas - Controlar as Baratas

Indíce do artigo
Pragas | Baratas
Fisiologia e Anatomia da Barata
O Ciclo de Vida e o Comportamento da Barata
Controlar as Baratas
Curiosidades
Todas as páginas

A maioria dos especialistas em controlo de pragas recomenda dois métodos principais para controlar as baratas. Primeiro, vede quaisquer rachaduras ou buracos que as baratas poderiam usar para entrar em sua casa. As baratas podem se encaixar em espaços extremamente pequenos, inclusive em rachaduras que têm apenas 1,5 mm de espessura. Por isso, bloquear completamente todas as entradas de baratas pode ser muito difícil. Determinar as espécies de baratas que entraram em sua casa pode ajudá-lo a limitar as partes da casa em que você deve se focar. A Universidade da Califórnia apresenta descrições (em inglês) das principais espécies de baratas e informações sobre como é possível identificá-las.

Em segundo lugar, mantenha sua casa limpa. Até mesmo casas bem limpas podem ficar infestadas de baratas, mas deixar comida ou lixo ao ar livre tende a atrair essas pragas. Tampe e vede toda sua comida e limpe a pia e a mesa depois de comer. Varra ou esfregue o chão depois de cozinhar e coma apenas em sua área de refeições. Sempre lave as louças sujas imediatamente, já que mesmo pequenos pontos de comida ou gordura podem virar comida para as baratas.

Se isso não reduzir a quantidade de baratas em sua casa, o próximo passo é usar armadilhas para matá-las. Muitos especialistas sugerem o uso de armadilhas antes de recorrer aos aerossóis ou pós, já que você pode examinar as armadilhas para ver se capturou alguma barata. Se não capturou, você pode colocar as armadilhas em outros lugares. Isso pode ajudá-lo a descobrir de onde as baratas estão vindo e onde concentrar os tratamentos com aerossol ou pó, se eles se tornarem necessários.

Muitas pessoas preferem não usar venenos (em inglês) em suas casas. Os especialistas alertam, no entanto, para o fato de que muitos aparelhos naturais para o controle de baratas, como aqueles que emitem som, não funcionam de verdade. Felizmente, estudos mostraram que algumas substâncias naturais podem repelir as baratas:

  • Nepetalactone - presente em duas formas de gataria;
  • Cineol, também conhecida como eucalipto - está presente em folhas de louro;
  • Óleos de laranja-de-osage, embora os cientistas ainda não tenham determinado o ingrediente activo específico.

Algumas infestações reagem apenas a inibidores químicos ou venenos. Sua melhor escolha pode ser contratar um exterminador, para determinar exactamente que espécies de baratas estão em sua casa e que produtos químicos devem ser usados para matá-las. A Universidade da Califórnia apresenta mais informações sobre quais são os melhores produtos químicos (em inglês) a serem usados em determinadas espécies de baratas.

Uma ideia comum é a de que as baratas vão viver mais do que os seres humanos, mesmo que aconteça uma grande guerra nuclear. As opiniões são diferentes em relação a esse assunto. Alguns estudos mostraram que as baratas, embora sejam mais fortes do que os humanos, são mais susceptíveis à radiação do que outros insectos [fonte: ABC (em inglês)]. Outros acreditam, no entanto, que pelo fato de as células das baratas não se dividirem constantemente como as das pessoas, é mais provável que elas sobrevivam [fonte: Kunkel (em inglês)]. Não importa se as baratas conseguiriam sobreviver à primeira explosão: a necessidade que elas têm de calor e humidade faz com que seja improvável que elas sobrevivam ao inverno nuclear.



© 2013 - Todos os direitos reservados. Desipest - Controlo de Pragas | by Pixie Design