Pragas | Ratos - Espécies de Rato

Indíce do artigo
Pragas | Ratos
Rato
Espécies de Rato
Identificação
Como os ratos percebem mundo
Todas as páginas

 

Espécies de Ratos

Como já vimos antes, a ordem Rodentia abrange os roedores. São mais de 3.000 espécies, espalhadas por todo o mundo. A palavra "rato" é aplicada a apenas uma parte dos roedores. De todas as espécies de roedores, apenas três espécies têm grande importância para o ser humano como pragas: a ratazana (Rattus novergicus), o rato-de-telhado (Rattus rattus) e o camundongo (Mus musculus). Duas delas, ou até mesmo as três espécies, podem estar presentes num mesmo local, mas isso não é comum. Geralmente, cada uma delas ocorre numa área.

Por estarem bem próximas do homem as três espécies são sinantrópicas. Hmm, mais uma palavra difícil... Dizer que uma espécie é sinantrópica significa que ela convive com o homem, embora muitas vezes contra a sua vontade!

Identificar as espécies de ratos é muito importante, pois disso vai depender a escolha correta dos métodos mais apropriados de prevenção e controle. A seguir, veja uma tabela com algumas características morfológicas que podem ser usadas para diferenciar cada uma das três espécies. Vamos dar detalhes sobre cada uma delas logo depois.

 

Relação entre gravidade, sintomatologia e uso
de soro para casos de acidentes escorpiônicos

Espécie

Outros Nomes

Comprimento

Peso

Orelhas

Pés

Corpo

Cauda

  Camundongo

Ratinho

 

6 a
9 cm

Fina

15 a 20g

Relativamente grandes e translúcidas

Não tem
membrana interdigital

  Rato-de-
  Telhado

Rato-de-navio,
Rato comum

 

19 a
22 cm

Fina*

230 a 300g

Longas (1/2 da cabeça) e quase sem pêlos

Não tem
membrana interdigital

  Ratazana

Rato pardo,
Rato-de-esgoto

 

21 a
26 cm

Grossa**

350 a 460g

Curtas (1/3 da cabeça) e epludas

Com
membrana interdigital

 

*     mais longa que o comprimento do corpo e da cabeça juntos;
**   igual ou mais curta que o comprimento do corpo e da cabeça juntos.

 

 

Se observarmos a cor e o tamanho, podemos confundir a ratazana com o rato-de-telhado. Mas, vamos lá, prestando bastante atenção, existem características morfológicas que os distinguem:

Rattus rattus: conhecido popularmente como rato-de-telhado, rato preto, rato-do-forro, rato-de-navio etc. A principal característica para diferencia-lo das outras espécies é o comprimento da cauda - é mais longo que o do corpo e da cabeça juntos (Figura 1).

Rattus novergicus: é a ratazana, também conhecida como rato-de-esgoto, rato novérgicus, rato norueguês, entre outras denominações populares Também se diferencia das outras espécies principalmente pela cauda, que é mais curta que o comprimento do corpo e da cabeça juntos (Figura 2).

 

 

Figura 1. Rattus rattus

 

 

 

Figura 2. Rattus novergicus

 

Mus musculus: é o camundongo, conhecido ainda como ratinho, rato caseiro, etc. O camundongo é o rato de mais fácil identificação. Por causa do seu pequeno tamanho, quase não é confundido com as outras duas espécies (Figura 3)

 

 

Figura 3. Mus musculus

 



© 2013 - Todos os direitos reservados. Desipest - Controlo de Pragas | by Pixie Design